webwriting

Bruno Rodrigues divulga um novo conceito

O que é webwriting?

http://www.mindmedia.com.br/wp-content/uploads/2009/08/webwriting.pngÉ um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.
Esta “distribuição” faz–se, por exemplo, pelas diversas camadas de um site, sendo a primeira camada a primeira página e, a segunda camada, as páginas que surgem a partir dos itens do menu principal – e assim por diante. E por que “ambientes digitais”? Em webwriting, o campo de ação são intranets, CDs–ROM, wireless, e não apenas sites internet.

“ Questione – sempre. Coloque-se no lugar do
presidente da empresa e, ao mesmo tempo ,perceba se
como usuário”


A seguir, reproduzo três bons conselhos que surtiram efeito ao longo do tratamento da estressada Flávia, e que podem ajudá–lo a entender o novo momento:



O usuário é seu cliente. Não há como adivinhar do quê seu usuário precisa – há que perguntar a ele . A equação certa para disponibilizar um conteúdo sempre perfeito deve ser o equilíbrio entre o objetivo do site e qual tipo de informação o usuário – seu cliente – necessita. Desta forma, todos saem ganhando: o site, que comunica o que é essencial, e o usuário, que acessa um conteúdo sem excessos.



O usuário é seu chefe. Como a informação deve ser disponibilizada é tarefa que precisa envolver um trabalho árduo de arquitetura da informação e aplicação de testes de usabilidade ao site. O usuário deve mandar e desmandar em que posição deseja achar a informação. Percebe–se, então, que construir a estrutura editorial de uma página web sem a participação do usuário, é como achar que o site está bom, apenas porque a informação está lá – em algum lugar…



O usuário é você. Questione – sempre. Coloque–se no lugar no presidente da empresa, e ao mesmo tempo perceba–se como usuário. O porquê de uma informação estar no site deve sempre ser dissecado. Errar no alvo da informação é dinheiro gasto à toa para a empresa, e insatisfação sem dinheiro de volta para o usuário. [Webinsider]

Aqui o livro inteiro Webwriting - Redação & Informação para a Web


Related Posts with Thumbnails