Módulo1 - Aspectos gerais




 
Aspectos gerais:
Observe as palavras abaixo:

facetas - incrível - nesse
hoje - investiram - uma
Cada uma delas tem o seu significado, mas não consegue passar uma idéia completa. Portanto essas palavras enquadram - se na MORFOLOGIA a qual vai dividir-se em classes, ou seja palavras com a mesma classificação as quais juntas, através da oração, irão expressar um sentido CLARO, COMPLETO, COERENTE.
Logo, as classes de palavras são:

VARIÁVEIS
Substantivos
Adjetivos
Numerais
Artigos
Pronomes
Verbos

INVARIÁVEIS
Advérbios
Preposições
Conjunções
Interjeições
Assim se, sozinhas, as palavras não conseguem passar um sentido total, o seu agrupamento (frase, oração, período), será o responsável pela informação.
Exemplo:
''Uma das facetas mais interessantes da globalização é o incrível aumento do investimento em países como o Brasil''.
Observe que, mediante o conhecimento da Morfologia, criou-se um período claro, coerente e com sentido total, pois essa era a intencionalidade do autor: INFORMAÇÃO e ENTENDIMENTO do que se pretendia expressar.
Agora, note como ficou o texto completo com todas as suas idéias, empregando todas as palavras mencionadas no início:
''Uma das facetas mais interessantes da globalização é o incrível aumento do investimento em países como o Brasil. No começo da década passada, o país recebia menos de 1 bilhão de dólares por ano em investimento direto. Esse número está hoje na casa dos 30 bilhões anuais. É claro que as nações ricas sempre investiram nas pobres; há razões econômicas de sobra para que façam isso. A novidade é a participação cada vez maior das empresas globais nesse processo.
Muito mais do que as antigas multinacionais, os novos conglomerados exploram as potencialidades específicas de cada país, sendo cada vez mais eficientes. Nesse contexto, não existe mais a figura da filial que mantém linhas de produtos ultrapassados nos países periféricos.Agora, todos participam da ponta tecnológica ''. (Adaptado de Exame, 1/11/2000 – pág. 139).
O texto acima serve como modelo para reforçar o fato de que: uma idéia clara e coerente só o é quando estão envolvidos todos os elementos que constituem a gramática da Língua Portuguesa; o ponto de partida , certamente, é a morfologia, pois sem ela, as idéias perdem sua eficácia , deixando - o texto conseqüentemente, com sentido truncado.
 


Related Posts with Thumbnails