Módulo 2 Aula 1 - Frase, Período, Oração





Objetivo
Aula 1 - Frase, Período, Oração
Nessa aula, do modulo, veremos os conceitos de frase, periodo e oração.


Editado por Diegodg3






 1. Definição:
O vocábulo sintaxe vem do grego syntaxis (= ordem, disposição). Dá-se, tradicionalmente, o nome de sintaxe à parte da gramática que estuda a concordância, a associação e a colocação das palavras na frase e das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si e a correta construção gramatical.
Interessam à sintaxe:

 A função que as palavras exercem na frase (função sintática).


 A ordem das palavras na frase (sintaxe de colocação).
Sintaxe de colocação ou de ordem é aquela que trata da maneira de dispor os termos dentro da oração e as orações dentro do período.
A colocação leva-nos a uma ordem considerada direta, que, na língua portuguesa, consiste em enunciar, em primeiro lugar, o sujeito, depois o verbo e, em seguida, os seus complementos.
A ordem que sair desse esquema diz-se inversa ou ocasional.
Dentre os problemas da sintaxe de colocação, veremos, no módulo III, a questão da colocação dos pronomes oblíquos átonos.

 A concordância das palavras na frase (sintaxe de concordância).


 A dependência das palavras na frase (sintaxe de regência).
 2. Frase, Oração e Período
Para utilizarmos a Língua, escolhemos uma série de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, etc.) necessárias para passar uma idéia clara e completa.
Nessa medida, acabamos construindo frases, orações e períodos.



2 .1 Frase:
Frase é a unidade mínima de comunicação lingüística. Será frase qualquer palavra ou grupo de palavras suficiente para atender ao objetivo do falante: estabelecer comunicação. Pode ter o auxílio de um verbo ou não.
Exemplo Os ancestrais humanos. 
Os ancestrais humanos comunicavam - se através de sons. 
Outros exemplos
Fogo!
Socorro!
Tudo bem?
Oi!
Silêncio!  

2.2 Oração
É uma frase ou parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Exemplos:
O menino tem feito muita ginástica ultimamente.
As crianças chegaram cedo do passeio.
Note que, nos dois exemplos acima, as idéias estão centradas no verbo; no primeiro caso, a locução verbal "tem feito" e, no segundo, a  forma verbal "chegaram".
A oração é constituída, geralmente, de dois elementos: sujeito e predicado, ou, pelo menos, de um predicado.

Outros exemplos:
Dormíamos.
Ele viajou.
 
2. 3 Período
É a frase constituida de uma ou mais orações.
Exemplos

Os animais têm um repertório limitado de "palavras".
Pedro sorria e chorava ao mesmo tempo.

O período pode ser:
Simples: quando é formado por uma só oração, que então é chamada absoluta.
Exemplo:

A cidade é alta e bonita.
Amanhã à tarde, aprovarão essa emenda no Congresso.
A vacina cubana é cara.
Exemplo:
Ele tinha falado com ela
Ele falou com ela
Note que a locução verbal tinha falado substituiu a forma falou, mas o sentido é o mesmo.
 Composto:
Quando for formado por duas ou mais orações (cada oração, pressupõe um verbo, ou locução verbal).
Exemplos:

O período termina sempre por uma pausa definida, representada, na escrita, por um dos seguintes sinais de pontuação: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências.





Português Módulo 2 - Aula 0
Sintaxe é a parte da gramática que estuda a concordância, a associação e a colocação das palavras na frase e das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si e a correta construção gramatical.
Frase é a unidade mínima de comunicação lingüística. Será frase qualquer palavra ou grupo de palavras suficiente para atender ao objetivo do falante: estabelecer comunicação. Pode ter o auxílio de um verbo ou não.
Oração é uma frase ou parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Período é a frase constituída de uma ou mais orações.
O período pode ser: a) simples - quando é formado por uma só oração, que então é chamada de absoluta; b) composto - quando formado por duas ou mais orações (cada oração pressupõe um verbo ou locução verbal).
O período termina sempre por uma pausa definida, representada, na escrita, por um dos seguintes sinais de pontuação: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências.



































































































Pergunta: Fonte: Equipe META-MANAGER
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede: Matemática explica os benefícios da Sintaxe.
Três cientistas dos EUA e do Reino Unido mostraram com fórmulas matemáticas por que foi vantajoso para seres humanos pararem de se comunicar por grunhidos e inventarem a linguagem.
Em algum momento da Pré-História, quando os comportamentos sociais se tornaram variados e os tópicos de potencial de comunicação mais numerosos, a seleção natural desenvolveu a capacidade de criar verbos e substantivos para ações e objetos.
A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras nas frases. Uma comunicação sem sintaxe significa que uma palavra tem de escrever toda uma situação__ como é o caso entre os animais. Um cachorro latindo está avisando o dono (ou sua matilha) da presença de um intruso. O cão tem um repertório limitado dessas “palavras”.
Os ancestrais humanos provavelmente começaram a se comunicar sem usar sintaxe, com palavras simples para descrever todo o evento. Por exemplo, uma palavra qualquer – "muzenga ” - seria usada para dizer “há um mamute atrás de você”.Para dizer que o mamute estava correndo seria preciso outra palavra.
“O vasto poder expressivo da linguagem". humana seria impossível sem a sintaxe, e a transição da comunicação não-sintática para a sintática foi um passo essencial na evolução da linguagem”, escreveram os pesquisadores na revista científica britânica Nature.
                      (Ricardo Bonalume Neto. Folha de São Paulo, 30/03/2000, p.17, texto adaptado).
1)Observe o primeiro parágrafo e, mediante o seu conhecimento sobre frase, período e oração, assinale a opção correta:
 

Pergunta:
Ainda no primeiro parágrafo do texto anterior, existe uma palavra que se destaca nos períodos construídos e, portanto, vai ser elemento chave para o sentido do texto. Assinale a alternativa que a denota:

Related Posts with Thumbnails